Processo Legislativo

por Interlegis — última modificação 20/03/2015 09h38
Seção que contém as informações relacionadas à atividade legislativa, parlamentares, legislatura atual e anteriores.

Parlamentares

Relação de parlamentares diplomados em cada legislatura.

Parlamentares - Leia mais…

Mesa Diretora

Membros da mesa diretora desta Casa Legislativa, relacionados por cada sessão legislativa.

Mesa Diretora - Leia mais…

Comissões

Relação de comissões (permanente, especiais, etc) desta Casa Legislativa.

Comissões - Leia mais…

Pauta da Sessão

Utilizada para se determinar quais matérias serão discutidas e votadas. A responsabilidade pela elaboração da Pauta da Sessão, que inclui Expediente e Ordem do Dia, é definida no Regimento Interno que, em geral, dá poderes ao Presidente da Casa Legislativa para a sua elaboração. Também, pode ficar a cargo de um colégio de líderes dos partidos políticos.

Pauta da Sessão - Leia mais…

Sessão Plenária

Foro apropriado para a tomada de decisões sobre os projetos de lei e outras matérias legislativas ou administrativas, aprovadas ou rejeitadas em votação pelos parlamentares. É dirigida pela Mesa Diretora de acordo com o Regimento Interno da Casa. As decisões votadas em plenário são soberanas e prevalecem sobre interesses ou vontades individuais.

Sessão Plenária - Leia mais…

Matérias Legislativas

Tem início com o processo de criação de lei e a apresentação de projeto no Poder Legislativo. Na apreciação de matérias, podem haver eventuais conflitos de interpretação ou de entendimento entre o que estabelece o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município. Nestes casos, prevalece a Lei Orgânica.

Matérias Legislativas - Leia mais…

Presença nas sessões

Presença dos vereadores nas sessões plenárias.

Presença nas sessões - Leia mais…

Relatórios

Contém informações estatísticas sobre a produção legislativa dos parlamentares e da Casa, dispostas e agrupadas de diferentes formas de acordo com parâmetros fornecidos. Presença nas sessões, Matérias em tramitação, Atas, Proposituras por Autor, Proposituras por Tipo, Autor e Ano, Histórico de tramitações e Legislaturas.

Relatórios - Leia mais…

Ações do documento